Pois decidi que, enquanto estivesse com vocês, me esqueceria de tudo exceto de Jesus Cristo, aquele que foi crucificado - 1 Coríntios 2:2.
A cruz era o tema central da mensagem do apóstolo Paulo pois ela expressa toda extensão da obra de Deus em nosso favor, então vejamos:
MALDITOS, NUNCA MAIS!
Mas Cristo nos resgatou da maldição pronunciada pela lei tomando sobre si a maldição por nossas ofensas. Pois as Escrituras dizem:' "Maldito todo aquele que é pendurado num madeiro - Gálatas 3:13.
FOMOS PLENAMENTE JUSTIFICADOS
Ele mesmo carregou nossos pecados em seu corpo na cruz, a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça; por suas feridas somos curados - 1 Pedro 2:24.
NÃO HÁ MAIS ACUSAÇÃO, FOMOS TOTALMENTE PERDOADOS
Ele cancelou o registro de acusações contra nós, removendo-o e pregando-o na cruz - Colossenses 2:14.
TEMOS PLENA PAZ
...e, por meio dele, o Pai reconciliou consigo todas as coisas. Por meio do sangue do Filho na cruz, o Pai fez as pazes com todas as coisas, tanto nos céus como na terra - Colossenses 1:20.
TODA INIMIZADE FOI DESFEITA
Porque Cristo é nossa paz. Ele uniu judeus e gentios em um só povo ao derrubar o muro de inimizade que nos separava. Ele acabou com o sistema da lei, com seus mandamentos e ordenanças, promovendo a paz ao criar para si, desses dois grupos, uma nova humanidade. Assim, ele os reconciliou com Deus em um só corpo por meio de sua morte na cruz, eliminando a inimizade que havia entre eles - Efésios 2:14 a 16.
A OBRA DA CRUZ FOI COLPLETA, NADA FICOU POR FAZER
Jesus sabia que sua missão havia terminado e, para cumprir as Escrituras, disse: "Estou com sede". Havia ali uma vasilha com vinagre, de modo que ensoparam uma esponja no vinagre, a colocaram na ponta de um caniço de hissopo e a ergueram até os lábios de Jesus. Depois de prová-la, Jesus disse: "Está consumado". Então, inclinou a cabeça e entregou o espírito - João 19:28 a 30.
Que essas verdades libertadoras sejam realidade no seu dia a dia.